Lodder

A cidade de Salvador (Bahia) acolheu, de 3 a 10 de novembro de 2025, o XIII Encontro Monástico Latino-Americano (EMLA), momento de comunhão, celebração e reflexão para monges e monjas beneditinos, cistercienses e trapistas de diversos países. Com o tema “Comunidades fraternas para um mundo fraterno” e o lema “Que todos sejam um, para que o mundo creia” ( Jo 17,21), o encontro ocorreu no Centro de Formação de Líderes (CTL) da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, próximo a Itapuã.

Organizado pela CIMBRA, o encontro reuniu 101 participantes representando as comunidades monásticas da família beneditina da América Latina e do Caribe.

Entre os conferencistas estiveram o Arcebispo de Fortaleza D. Gregório Paixão, OSB; o Abade Primaz Dom Jeremias Schröder; o Abade Geral Cisterciense Dom Mauro-Giuseppe Lepori; a Irmã Lynn McKenzie, OSB, mo- deradora da CIB; e o presidente da AIM, Dom Bernard Lorent Tayart, OSB.

A semana foi dedicada à reflexão sobre a vida fraterna na Regra de São Bento, os caminhos da reconciliação e da perda, e o papel das comunidades monásticas como construtoras de fraternidade. O encontro foi encerrado com uma missa solene presidida por D. Edimilson Caetano, OCist, Bispo da Diocese de Guarulhos, São Paulo.

A missão continua: testemunhar, diante dos desafios do mundo contemporâneo, que é possível viver em fraternidade, na provação e em comunhão no amor de Cristo.

Pelo nosso mosteiro, participaram Ir.Hildegardes,OSB e Ir.Cristina,OSB.

(Extraído da Circular da AIM de dezembro de 2025, edição em português)

Crédito Fotos: Secretaria do XIII EMLA